top of page

5 SINAIS QUE VOCÊ ESTÁ SOFRENDO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO


O assédio moral é um tipo de abuso emocional no ambiente de trabalho, sendo que o trabalhador passa por situações humilhantes e constrangedoras de forma prolongada.

Algo que é tão presente no nosso cotidiano e infelizmente acabamos nos acostumando, mas não deixe isso te diminuir, constranger, humilhar, manipular ou enganar.

Não seja omisso e nem abaixe a cabeça, precisamos mostrar que todos merecem respeito, portanto lute para que isso não aconteça mais com você e nem com outras pessoas.


Sabemos que muitas pessoas passam a maior parte do dia no trabalho, e ter um ambiente que as inferiorize desestabiliza significativamente o trabalhador, assim NINGUÉM precisa ficar em um ambiente que não lhe trás dignidade.

Se eu sofrer assédio, o que devo fazer?

É importante que, sempre que se ver nessa situação, o ofendido anote:

  • Datas e horários;

  • O nome do agressor;

  • O nome das pessoas que presenciaram aquele ocorrido;

  • O conteúdo do assédio.

Se conseguir filmar ou gravar, melhor ainda!

São atitudes que muitas pessoas consideram “normais”, porém não são, assim seguem algumas atitudes capazes de como identificar o assédio moral no trabalho: 1 - Você é agredido verbalmente? Gritam com você e te humilham?

2 - Você se sente excluído? Te ignoram ou te isolam?

3 - Você sente que está sendo vigiado de forma excessiva?

4 - É acusado injustamente? Espalham boatos sobre você?

5 - Você se sente mais sobrecarregado que os outros funcionários? Sofre algum tipo de perseguição?

Se alguma dessas situações acontece com frequência, tenha cuidado, pois você pode estar sofrendo assédio moral no seu ambiente de trabalho.

Já passou por alguma dessas situações ou conhece alguém que passou? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.

Procure o RH da empresa que você trabalha e procure seu advogado de confiança para ter a melhor orientação sobre seus direitos!


Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.

E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page