O grande problema é que o acordo verbal não é executável, ou seja, não tem validade para ser exigido de imediato.
Os assuntos sobre crianças e adolescentes que são tratados pelos pais são sobre a pensão, guarda e visitas, assim, explico o motivo de deixar tudo regularizado judicialmente.
Em relação a pensão alimentícia, se você tem apenas um acordo de boca, o pai pode parar de pagar a pensão sem justificativa e como você não tem nada regularizado não da pra fazer nada.
Então primeiro você terá que entrar judicialmente pra estipular o valor da pensão e depois se ele continuar sem pagar, entrar cobrando.
Lembrando que o pai só é obrigado a pagar qualquer valor após ele ser notificado da decisão judicial que fixou o valor da pensão alimentícia.
Quanto a guarda, se você não tem nada regulamentado, entende-se que é o caso de guarda compartilhada, até que você comprove que exerce a guarda unilateral, se for o caso.
Nesse caso, se o pai levar a criança e resolver não devolver, você não conseguirá acionar a polícia para buscar seu filho.
Não precisa desesperar, pois você não perde a guarda de fato se já estava exercendo, mas se o pai não quiser entregar a criança por bem será complicado, pois será necessário entrar com pedido de regularização de guarda e também busca e apreensão da criança.
Por fim, em relação as visitas, se você não tem a convivência regularizada e o pai resolve não cumprir o horário da visitação, você não conseguirá demonstrar para o juiz que o pai não cumpriu as visitas e descumpriu uma decisão judicial.
Além de você se tornar refém do pai da criança, pois ele vai querer ver a criança a hora que quiser e isso vai gerar conflito entre vocês, pois você não é obrigada a estar disponível no horário que ele quiser.
Então a melhor solução é ter tudo regulamentado, pois é uma garantia para a mãe e para o pai, além do que não significa que vocês não podem mudar o que ficou estabelecido ou decidir em conjunto algo que não foi previsto no documento.
Conhece alguma mamãe que vai gostar dessa informação? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.
Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.
E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.
Comments