Algumas pessoas questionam sobre a possibilidade de cancelamento do processo de divórcio, sendo que a legislação brasileira estabelece que o divórcio é um ato definitivo que representa a dissolução total do vínculo matrimonial.
Não é muito comum, mas acontece de um casal entrar com o pedido de divórcio e se reconciliar depois, mas o que fazer?
Depende. Se o processo for finalizado e já tiver a homologação ou sentença de divórcio e extinção da relação das partes, não existe a possibilidade de cancelamento, ou seja, nesse caso, a solução seria um novo casamento.
Por outro lado, se não tiver a sentença do juiz, é possível que seja realizado o pedido de desistência do processo de divórcio, porém se a outra parte já tiver sido citada da ação, ela tem que concordar.
Normalmente o pedido de desistência é motivado por interesse de ambas partes na reconciliação ou na possibilidade de resolução extrajudicial, então provavelmente haverá a concordância da outra parte.
Por fim, em qualquer circunstância, é indispensável que as partes conversem com um profissional de confiança para entenderem os impactos de toda e qualquer atitude que desejam tomar.
Você já sabia dessa possibilidade? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.
Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.
E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.
Comments