Muitas pessoas aproveitaram as promoções da Black Friday, porém muitas vezes o consumidor precisa ou quer realizar a troca do produto e algumas lojas informam que não é possível trocar produtos comprados na Black Friday.
E então, quem tem razão? O consumidor ou a loja?
Em relação ao direito de troca de produto, primeiro é necessário estabelecer a diferença entre as compras realizadas em lojas físicas e virtuais (site, whatsapp, instagram e etc).
No caso de compra online que você não tem acesso ao produto ou não teve a oportunidade de experimentar, o consumidor tem o prazo de 7 dias para devolver o produto, porém tal prazo não é para troca do produto, mas sim para DEVOLUÇÃO, ou seja, trata-se do direito de arrependimento disposto no Código de Defesa do Consumidor e neste caso não é necessário informar nenhum motivo para a loja.
Portanto, se comprou algum produto por meio virtual e por qualquer motivo não gostou, não era o que esperava ou não correspondia a imagem informada no anuncio, você pode solicitar a devolução.
No caso de compra em loja física é necessário observar o motivo da troca, ou seja, se o produto tem ou não defeito, sendo que quando o produto não tem defeito e você quer trocar porque não gostou a loja NÃO é obrigada a trocar, pois não existe regulamentação específica, assim a política de troca fica a critério da empresa.
Já se o produto possuir defeito você tem o prazo de 30 dias para reclamar se for produto não durável e 90 dias para produto durável.
E quando começa esse prazo?
Depende se o defeito é aparente ou oculto, ou seja, se for aparente o prazo inicia na data da compra e se for oculto a partir da data que descobrir o defeito.
Após a reclamação a empresa tem o prazo de 30 dias para trocar no caso de produto essencial, por exemplo, uma geladeira, ou consertar o produto, e se nesse prazo a empresa não realizar o conserto, você terá direito de realizar a troca do produto ou pedir a devolução do dinheiro.
Conhece alguém que vai gostar dessa informação? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.
Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.
E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.
Comments