top of page

EVITE DOR DE CABEÇA NA COMPRA DO SEU IMÓVEL



A primeira coisa que você deve saber é que o contrato de promessa de compra e venda não te garante a propriedade, ou seja, se você não registrar no cartório, poderá ter diversos problemas no futuro.


O que garante que você é o proprietário é o registro da escritura no cartório de registro de imóveis da localização do imóvel, assim, após tal registro você será considerado o novo proprietário.


Mas antes efetivar a compra, é importante ter atenção nesses 5 pontos:

  1. Conferir se o imóvel não tem pendências, como ações judiciais, IPTU atrasado, taxas de condomínio, ITR e CCIR (rurais);

  2. Verificar se a documentação está correta através da matrícula do imóvel atualizada;

  3. Verificar se o proprietário também é o possuidor do imóvel, pois caso o imóvel esteja locado, conferir se no contrato de locação há cláusulas de permanência e preferência;

  4. Verificar se na matrícula possui condomínio de proprietários, ou seja, mais de um proprietário;

  5. Não faça o pagamento antes de confirmar o estado civil do vendedor, pois se for casado, é necessário a assinatura do cônjuge dependendo do regime de casamento.


Portanto, antes de comprar, tenha certeza de que todas as informações divulgadas correspondem à realidade daquele imóvel específico, pois assim, evitará surpresas. Outra dica óbvia, mas necessária para evitar problemas futuros, é observar as condições reais da propriedade antes de comprar uma casa ou apartamento, ou seja, seu estado de conservação e até mesmo a possibilidade de reforma.


Por fim, para garantir todos os seus direitos após a assinatura do contrato, faça a escritura no cartório de notas e o registro no cartório de registro de imóveis do local em que se encontra o imóvel.


Conhece alguém que vai comprar seu primeiro imóvel e vai gostar dessa informação? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.


Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.

E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page