![](https://static.wixstatic.com/media/880df9_4ed8c8b831e54b13b6653a653bd10e14~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/880df9_4ed8c8b831e54b13b6653a653bd10e14~mv2.png)
É sempre muito importante ler qualquer contrato! Nunca se esqueça disso.
Destacamos alguns pontos importantes que você deve ficar atento quando for alugar um imóvel e assinar um contrato de locação.
PRAZO DO CONTRATO: você deve ficar atento a duração da locação, observando a data de início e fim, pois são estas datas que marcam o início e fim dos direitos e obrigações das partes;
VALORES E ENCARGOS: tudo que for combinado deve constar expressamente no contrato, ou seja, valor da locação e responsabilidade quanto ao pagamento de IPTU, condomínio, água, luz e outras taxas, quando houver;
RESPONSABILIDADE PELOS REPAROS NO IMÓVEL: os danos causados pelo locatário no imóvel devem ser ressarcidos ao proprietário;
CONDIÇÕES DO IMÓVEL: a maioria das pessoas não se atenta para essa questão, mas é um ponto muito problemático, pois muitas vezes não é realizada uma vistoria prévia e no final do contrato as partes discutem sobre quem deve pagar um defeito no imóvel;
OBSERVAÇÃO: não deixe de realizar um laudo de vistoria e detalhar as condições do imóvel com todos os problemas e defeitos encontrados.
FORMAS DE GARANTIA: as comuns são fiador, seguro fiança e caução;
OBSERVAÇÃO: só é permitido um tipo de garantia para que seja válido.
ASSINATURA DE TESTEMUNHAS: é muito importante constar assinatura de 2 testemunhas, ao final do contrato juntamente com a assinatura do locador e locatário, isso garante que o contrato possa ser executado, ou seja, cobrado judicialmente de uma maneira eficaz.
Outro ponto importante é a identificação do proprietário, locatário, testemunhas e descrição do imóvel, ou seja, é necessário observar se os dados estão corretos e escritos de forma detalhada, pois assim será possível identificar exatamente quem são as partes e o imóvel, evitando confusão, caso apareça algum problema decorrente da locação.
E você, já teve algum problema porque não leu seu contrato de locação?
Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.
E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.
Comentarios