top of page

AUXÍLIO MORADIA AO MÉDICO RESIDENTE


Você sabia que médicos residentes podem receber mais de 65 mil reais de indenização por auxílio moradia?


Isso mesmo!


O auxílio moradia é um direito para todos que fazem ou finalizaram sua residência médica nos últimos 5 anos em universidades públicas.


E para melhorar, para ter esse auxílio não precisa ter mudado de cidade ou estado e não é somente para quem morou ou mora de aluguel.

Você pode solicitar o auxílio in natura ou através de indenização, sendo que este é o entendimento dos nossos tribunais superiores.


Por não haver nenhum pré-requisito disposto na lei para seu deferimento, isso deve ocorrer sem distinções, ou seja, não é necessário o estudante ser de baixa renda ou residir em outro estado, bastando apenas estar cursando residência médica.


Mas, como requerer o auxílio moradia durante a residência médica?


Se você possui vínculo ativo no Programa de Residência Médica, o primeiro passo é formalizar um pedido administrativo, através de e-mail ou carta, enviado diretamente à Comissão de Residência Médica (COREME).


Na prática, para aqueles que ainda se encontram na Residência Médica, isso acaba sendo deixado de lado por medo de represália.


Assim, caso você se enquadre na referida hipótese, saiba que é possível requerer o auxílio moradia após a conclusão da residência médica.


Diante de uma negativa expressa ou, ainda, diante da ausência de resposta dentro do prazo mínimo de 30 dias, o médico residente poderá recorrer ao judiciário, pedindo, liminarmente, a implementação imediata do benefício, sem prejuízo dos valores retroativos.


Por fim, se sua opção é aguardar o fim da residência ou se já finalizou em até 5 anos, já é possível buscar seu direito perante o judiciário.


Conhece alguém que vai gostar dessa informação? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.


Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.

E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page