top of page

SOU OBRIGADA A VACINAR MEU FILHO CONTRA COVID?


Primeiro é necessário observar o que prevê a lei, ou seja, conforme o ECA, a vacinação nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias é OBRIGATÓRIA, além de ser prevista multa para quem descumprir a determinação, a qual varia de 3 até 20 salários mínimos.


E ainda, outro problema é que não vacinar o filho pode levar a mãe a ser acusada de negligência, sendo que o pai pode tentar utilizar tal argumento para tentar pegar a guarda.


Pra piorar a situação, caso a ausência de vacina cause a morte da criança, os pais podem responder pelo crime de homicídio, pois supostamente assumiram o risco pela morte. Sabemos que as pessoas não são procuradas para serem vacinadas, mas existem alguns mecanismos utilizados por Estados e municípios para as pessoas serem obrigadas a vacinar seus filhos, como por exemplo era o caso do antigo Bolsa Família que exigia a comprovação da vacinação das crianças de 0 a 6 anos para que a família recebesse o auxílio.


Outro mecanismo utilizado é exigir a carteira de vacinação dentre os documentos obrigatórios na matrícula escolar da criança.


O STF entendeu que é constitucional a obrigatoriedade da vacinação para crianças. No caso da COVID, a vacinação para as crianças não foi incluída no Plano Nacional de Imunização e por isso ainda NÃO É OBRIGATÓRIA, mas a discussão está apenas começando, além do que o ano letivo está iniciando e as escolas possuem autonomia para decidir sobre a exigência ou não da vacina.

É importante lembrar que a vacinação diz respeito à saúde coletiva e não apenas às liberdades individuais, sendo que além da recomendação da Anvisa, a segurança e a eficácia da vacina para crianças também foi feita pelo Ministério da Saúde, de acordo com estudos científicos conduzidos pela farmacêutica, por agências internacionais de saúde e por entidades médicas nacionais.

Qual o seu entendimento sobre o assunto?


Conhece alguma mamãe que vai gostar dessa informação? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.


Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.

E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page