É comum a negativa das operadoras de plano de saúde em realizar determinados tipos de tratamentos, procedimentos e exames de valores mais elevados, sendo que este posicionamento é em razão de alguns procedimentos, exames ou tratamentos não estarem inclusos no rol de procedimentos previstos em algumas resoluções da ANS.
Porém, é possível requerer judicialmente o tratamento, inclusive nos casos em que o plano estipula alguns limites, sendo que é possível ampliar o atendimento de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Muitas vezes esta justificativa é abusiva, sendo que é possível conseguir no judiciário que a operadora de saúde cubra tal procedimento ou tratamento.
Algumas pessoas chegam a pagar o procedimento de forma particular ou até mesmo deixam de realizar o que lhe foi indicado por não ter condições de financeiras, o que acaba causando um prejuízo enorme, mas é necessário ficar atento que quem indica e sabe qual tratamento é o mais eficaz é o médico que acompanha o paciente e não é o plano de saúde!
Muitas dessas negativas são indevidas então preste atenção no passo a passo para ter o seu direito garantido.
1. Verifique no seu contrato com o plano de saúde e na lista da ANS, se o procedimento/exame negado é coberto pelo seu plano.
2. Se for coberto, faça uma reclamação nos canais de atendimento da operadora do plano de saúde solicitando a justificativa da negativa;
IMPORTANTE: anote o número do protocolo de atendimento
3. Caso a resposta permaneça negativa, abra uma reclamação na ANS pelo site ou no 0800.
http://ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/canais-de-atendimento-ao-consumidor. Se mesmo após a reclamação na ANS, o plano de saúde continuar negando sua solicitação, a única solução é buscar a justiça para obrigar o plano a fazer a cobertura necessária e ainda ser indenizado por danos morais.
Conhece alguém nessa situação? Compartilha para que mais pessoas estejam informadas.
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