É bastante comum ver pessoas fazendo empréstimos consignados, principalmente aposentados e pensionistas, tendo em vista a grande oferta por parte dos bancos e empresas intermediadoras de crédito.
As pessoas acham que é mais fácil e mais vantajoso, mas poucos são os que sabem que os descontos das mensalidades não podem ser feitas de qualquer forma. ⠀ Esses empréstimos acabam por comprometer a renda pessoal das pessoas, atingindo de 40% a 90% do recebimento líquido mensal do endividado.
A legislação estabelece que há uma limitação para esses descontos, as empresas só podem debitar o máximo de 30% quando se tratar de empréstimo consignado e mais 5% do cartão de crédito consignado.
Ou seja, a lei fixa que o máximo de descontos é de 35%, sendo tudo calculado em relação ao salário do consumidor.
⠀ Inclusive o Poder Judiciário tem o entendimento majoritário de que os empréstimos não podem ultrapassar 30% do rendimento líquido mensal, sendo que existem muitas decisões favoráveis.
E você, já fez algum empréstimo consignado ou conhece alguém que tenha feito?
Se depois de ler esse post você ainda ficou com alguma pontinha de dúvida, não perca tempo e comente ela aqui embaixo nos comentários.
E então, gostou do nosso conteúdo? Tem sugestão de outro tema para dar para a gente? Me conta tudo aqui nos comentários.
Komentáře